sexta-feira, 27 de março de 2015

ESTUDO DO 4º PRINCÍPIO BÁSICO E ÉTICO - VOLUNTÁRIOS DO AMOR-EXIGENTINHO – Therezinha Maydana






Pais e filhos não são iguais.
Professores e alunos não são iguais.
Eu, você, não somos iguais.
Somos seres diferentes uns dos outros.

A)   Definição

Esse Princípio trata das diferenças de papéis existentes nas relações familiares e sociais, por exemplo, entre pais e filhos, alunos e professores, patrões e funcionários, etc. Caracteriza-se por ser VALORIZADOR, pois, a partir de determinado papel ou função bem assumidos, conquista-se a autoridade e a valorização.

B)   Objetivos

Objetivo geral
Incentivar a criança e adolescentes a conviver de forma harmônicacom o contexto das relações de papéis sociais e familiares.

Objetivos específicos
J Identificar direitos e deveres dos membros do grupo familiar e social.
J Identificar comportamentos adequados e inadequados frente a hierarquias estabelecidas.
J Identificar a diferença entre autoridade e autoritarismo.
J Identificar os papéis sociais e a sua importância na dinâmica social.

C)      Conceitos necessáriosa  prática do princípio:

Diferença: conceito que, no âmbito social, implica a diversidade e variedade de papéis e pontos devista que colaboram na construção de nossa identidade e posição no meio em que vivemos. É preciso haver diferença para que haja hierarquia, respeito e harmonia.A diferença é elemento positivo na estruturação das inter-relações sociais, diferentemente da desigualdade, que tem como consequência a injustiça, o subjugar, a humilhação e o ódio.
Hierarquia: na estruturação dos grupos sociais, refere-se aos diferentes níveis de subordinação a que estão submetidos os seus membros, garantia de ordem e harmonia.
Valorização: o respeito aos papéis exercidos com autoridade, coerência e amor, na cadeia hierárquica, confere a valorização do ser que os exerce. É importante conhecero nosso papel para bem exercê-lo, seja como pais, professores, chefes, governantes etc.
Participação: a interdependência dos papéis promove a participação conjunta dos seres na sociedade. Só há pais se existirem filhos; professores, se há alunos. Sem desvios de papéis, a participação é harmônica e disciplinada, o que gera a valorização pessoal.

Outros conceitos: humildade, coerência, assertividade, unidade na diversidade.

D)     Abordagem do Princípio

JQuais são os seus deveres e seus direitos na família, escola e com amigos?
JQuais são os direitos de seus pais? E seus deveres?
JO que deve ser respeitado pelos pais e filhos? E pelos professores e alunos? E pelos governos e pela população?
JQuais pessoas você valoriza na sua família? E na escola? Por quê?
JQuais são os tipos de problema ou situação seus pais costumam resolver? Evocê?
JNa sua família, qual seu papel como filho? Como você se sente em relação a isso?
JNa escola, você acha que desempenha bem o seu papel de aluno? Por quê? Você poderia fazer algo mais?
JO que você faz de melhor como filho? E como aluno? E como amigo?


4º PRINCÍPIO ÉTICO

Respeitar e cumprir as regras do lugar onde vivemos.

JPor que existem regras e normas nos grupos sociais?
JQuais outras regras você estabeleceria na sua família e na sociedade visando ao melhor funcionamento dessas instituições?
JQuando você se incomoda em respeitar uma regra? Por quê? O que você faz a esse respeito?



     F) ATIVIDADES

1.      Pesquise, com seus pais e avós, sobre as brincadeiras e jogos que existiam na época deles. Traga o resultado para o grupo.

2.      Conte, para seu grupo, o que alguém de sua família fez e que você admirou.

3.      Escreva uma carta para sua família, sugerindo a eles algumas outras normas para melhorar a convivência de todos.

4.      Escreva, em uma folha, os pontos que você valoriza os pontos positivos de cada membro de sua família.

5.      Faça um levantamento das situações entre você e seus pais que o deixam irritado. Discuta com seus colegas sobre isso. O que pode ser feito?

6.      O que você escreveria a um vereador de sua cidade para pleitear direitos seus como cidadão? Faça isso. Leia seu texto para seus colegas.

C)      Avaliação

Ao final de cada encontro realizar uma avaliação com as crianças e adolescentes destacando os pontos positivos e negativos. 
A avaliação deverá ser continua e participativa onde as crianças poderão expressar as mudanças de comportamentos observadas na vivência com a família.



( Material fornecido pela Federação do Amor-Exigente – FEAE )

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