6º PRINCÍPIO – O COMPORTAMENTO
Prezado(a)
Companheiro(a):
Nesta página você tem a proposta
de cronograma para utilização do conteúdo da apostila. Está prevista uma META
COMUM semanal, para todos: Que os textos sejam estudados em casa previamente.
Sugerimos, também, uma sequência de atividades durante as reuniões se-manais do
Grande Grupo (Grupão) e dos Pequenos Grupos (Subgrupos).
Na primeira semana: Enfocar o “EU” interior e o “EU” exterior de si mesmo: O Real e o Aparente.
No Grande Grupo de
Familiares:
- Partilhar o entendimento e o
significado do 6º Princípio pelo livro e como viver a proposta.
No Pequeno Grupo de
Familiares (subgrupo de partilha de metas):
- Rever seus Objetivos e as
Metas das reuniões anteriores. Partilhar a vivência do AE.
- Na página 2: Responder as
perguntas do enfoque “EU” e escolher nova meta individual.
Meta Comum para casa -
durante a próxima semana:
- Estudar as páginas 3 e 4 da
apostila. Refletir e trazer questionamentos para a reunião.
Reunião da segunda semana: Enfocar “A FAMÍLIA - O OUTRO”
No Grande Grupo de
Familiares:
- Partilhar o entendimento sobre
o estudo feito em casa das páginas 3 e 4 da apostila.
No Pequeno Grupo de
Familiares (subgrupo de partilha de metas):
- Rever seus Objetivos e as
Metas das reuniões anteriores. Partilhar a vivência do AE.
- Na página 2: Responder às
perguntas enfoque “O outro” e escolher nova meta individual.
Meta Comum para casa -
durante a próxima semana:
- Estudar as páginas 5 à 10 da
apostila. Trazer questões para a próxima reunião.
Reunião da terceira semana: Enfocar “A Sociedade”
No Grande Grupo de Familiares:
- Partilhar o entendimento
sobre o estudo feito em casa da página 5 à 10 da apostila.
No Pequeno Grupo de
Familiares (subgrupo de partilha de metas):
- Rever seus Objetivos e as
Metas das reuniões anteriores. Partilhar a vivência do AE.
- Na página 2: Responder às
perguntas enfoque “Sociedade” escolher nova meta individual.
Meta Comum para casa -
durante a próxima semana:
- Estudar a página 11 e 12 da
apostila. Refletir e trazer questionamentos para a reunião.
Reunião da quarta semana: A Ética dentro e fora do Grupo de Apoio de Amor-Exigente.
No Grande Grupo de
Familiares:
- Partilhar o entendimento
sobre o estudo feito em casa da página 11 e 12 da apostila.
No Pequeno Grupo de
Familiares (subgrupo de partilha de metas):
- Rever seus Objetivos e as
Metas das reuniões anteriores. Partilhar a vivência do AE.
- Escolher a meta individual
para vivenciar o Amor-Exigente durante a próxima semana.
Sugestões
de Autoquestionamento
Autoquestionamento na 1a Semana - Enfoque: "O
Indivíduo - Eu"
1) Na vivência do 1° ao 5°
Princípios aprendi a usá-los para avaliar meus comportamen-tos?
Citar um comportamento meu,
real e atual, ADEQUADO e um outro INADEQUADO.
2) Sou do tipo que
reage/devolve tudo no mesmo nível (mesma moeda)? Isto é bom?
3) Às vezes fico paralisado,
sem saber como reagir? Quando, em que ocasiões?
4) Descobri comportamentos meus
que, mesmo não dando o resultado esperado, eu os repito? Um exemplo.
5) Costumo mudar meu
comportamento para “não desagradar alguém” ou só para “sa-tisfazer o desejo
alguém”? Com que frequência? Citar um exemplo real de cada.
Autoquestionamento na 2a Semana - Enfoque: "O Outro - a Família"
O
"outro" pode ser o nosso cônjuge, os nossos filhos, familiares,
alguém que convive conos-co e que queremos ajudar. Aqueles por quem nutrimos
sentimentos de amor.
1)Você concorda/aceita todos
comportamentos dele/dela(s)
(Explicitamente ou pelo seu
silêncio e tolerância)?
2) Sua família discute pessoas
ou discute problemas e comportamentos? Terminam en-contrando soluções ou apenas
brigam?
3) Existem assuntos proibidos,
segredos e ameaças mútuas entre vocês?
4) Sua família tem o
"Bonzinho", o "Tímido", o "Revoltado", o
"Herói", o "Brincalhão Desligado"? Identifique.
5) Como sua família lida com a
mentira, irresponsabilidade, esperteza e a possibilidade de mudar
comportamentos?
Autoquestionamento na 3a Semana - Enfoque: "A Sociedade"
Considere
a "sua" Sociedade como o conjunto dos meios de comunicação, das
entidades, organizações, ambientes e pessoas externas à sua casa com os quais
mantém contatos, rela-ções, vínculos e interações. Tudo aquilo que influencia
seu modo de pensar e agir e, ou, que você pode influenciar.
1) Pelo Amor-Exigente, quem
deve mudar primeiro os comportamentos, você ou os ou-tros? Por que?
2) Quem decide e age no momento
em que sofre pressão dos outros ou quando está sob forte emoção acerta mais ou
erra mais em relação ao nosso dever de "fazer só o bem, tanto a mim quanto
ao outro"?
3) Quem concorda comigo é meu
amigo. Quem discorda é meu inimigo. Você pensa assim? Explique sucintamente
como isto tem ajudado a sociedade a melhorar.
4) Defina uma meta pessoal para
obter da sua comunidade, em relação a você, trata-mento mais respeitoso,
produtivo, equilibrado e cooperativo. Algo que ajude a socie-dade à sua volta a
adotar COMPORTAMENTOS MAIS SÓBRIOS.
Características percebidas nas
atitudes de quase todas pessoas hoje em dia:
•
INDIFERENÇA • INADEQUAÇÃO
“O meu
comportamento afeta o outro, assim como
sou afetado pelo seu
comportamento” O
AMOR-EXIGENTE nos sugere o que DEVEMOS FAZER para podermos amar nossos
familiares, mas ao mesmo tempo conseguir rejeitar toda influência negativa da
dependência (química, da personalidade, . . .)
(-)Dimiuir:
(+)Maximizar:
• Violência •
Dignidade
• Enfrentamento •
Harmonia
• Agressividade •
Assertividade
• Descontrole •
Firmeza
• Vandalismo •
Autodomínio
• Tecnoterrorismo •
Flexibilidade
• Estética da
violência • Adequação
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