quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

AMOR-EXIGENTINHO MARCANDO PRESENÇA NO LAR DE JOAQUINA. Therezinha Maydana.





O Lar de Joaquinaque administra uma Escola de Ensino Fundamental e realiza atividades com crianças no turno inverso convidou o  Amor-Exigentinho para realizar um encontro com as crianças  para falarmos sobre como nosso Projeto atua na prevenção e também  abordarmos o tema das drogas, suas causas e efeitos uma vez que esse problema atinge as famílias dessas crianças.
Patricia Michelotti, Deborah Pompeo, Ana Gabriela Santos e eu fomos representar o Amor-Exigentinho.
O encontro aconteceu de uma forma bem espontânea com a participação de umas 40 crianças.
Inicialmente nos apresentamos e apresentamos nosso jeito de trabalhar no Amor-Exigentinho, como realizamos as atividades com as crianças e relatamos que no mesmo momento asfamílias participam das reuniões do Amor-Exigente, onde buscam apoio e orientações para saber  lidar com o dependente químico  que faz parte de suas famílias.
Destacamos que nós somos voluntárias desse projeto que ajuda essas crianças a se fortalecerem a aprenderem a dizer não as drogas caso sejam abordadas.Nos encontros, dissemos que as crianças partilham seus problemas para juntos buscarmos uma solução.
Abrimos uma conversa com as crianças deixando-as livre para colocarem suas dúvidas, curiosidades e preocupações.No começo estavam tímidas e logo em seguida, espontaneamente, foram fazendo suas perguntas.
As perguntas tiveram abordagens interessantes, desde o que são drogas, o que as drogas causam no nosso corpo, como são feitas as diferentes drogas como craque, cocaína, maconha. Além disso, as crianças relataram algumas situações de seu cotidiano envolvendo bebidas alcoólicas e cigarro. Estes últimos também foram abordados como drogas, sendo drogas lícitas mas que também causam prejuízo a nossa saúde.
Destacamos a importância de participarem do grupo Amor-Exigentinho onde eles teriam oportunidade de se prevenir ao uso das drogas e aprenderem coisas boas que os ajudariam a ter uma boa qualidade de vida.
Encerramos o encontro com a historinha: Ilha dosSentimentos, um cartão convite ao Amor-Exigentinho e Amor-Exigente e a partilha de um pirulito em forma de um coração como símbolo do AMOR que é o sentimento que nos faz pessoas felizes.



3 comentários:

  1. Um belo trabalho de equipe, orgulho dos grupos do A.E.

    ResponderExcluir
  2. Minhas crianças são adolescentes responsáveis graças a este trabalho de Amor.
    Maria Helena

    ResponderExcluir
  3. Amores exigente e exigentinho são salvação para nossos males do mundo moderno sem regras.

    ResponderExcluir