Estamos no mês de agosto.
Nossos estudos, debates e meditações se concentrarão no tema da CRISE.
Passaremos este período sobre a questão da crise. Mas, afinal o que é a crise?
O homem sempre usou a inteligência para entender o
que acontece a seu redor e, quiçá, prever o futuro, isto é, compreender a
História. Assim foi na antiguidade com Tucídides que quis entender as leis que
a rege, na Idade Média com Santa Agostinho descrevendo a presença da
Providência nela, na Idade Moderna procurou -se descobrir as leis da Política que a
conduz, na Idade Contemporânea Saint-Simon introduziu o ingrediente
econômico e Augusto Comte desenvolve a teoria dos Três Estados. Todos eles
procuraram um olhar transtemporal e
supralocal. Além destes, existem dezenas de outros.
Queria apenas me fixar num desses: Saint-Simon, que
estudou os períodos orgânicos e as crises na sociedade. Conforme ele num
período de época orgânica as sociedades repousam sobre
um conjunto de crenças e valores considerados
válidos. Desse modo as sociedades encontram uma justificativa para suas ações e
limites comportamentais. Há, por isso, uma legitimidade. E isto traz o
equilíbrio social. As pessoas encontram sua própria identidade no meio social.
Os comportamentos dos outros são previsíveis, assim como as próprias ações
merecem da sociedade uma aprovação. Então o mundo que rodeia parece natural,
isto é, é assim por que deve ser assim.
Nos momentos de crise, porém, ocorre o inverso.
Cada qual acha que deveria ser diferente. Daí a desconfiança e o temor. O outro
é visto como um espião, ou inimigo. A sociedade é uma prisão. As instituições
são consideradas grilhões que prendem. Se tomarmos como parâmetro três
componentes da convivência social política, religião e economia - pode-se
aplicar a cada época e descobrir onde estava assentada anormalidade ou o orgânico.
Na antiguidade as sociedades consideram como válido
as cidades-estados, politeísmo e o escravismo. Na idade Média, império, o
catolicismo e o feudalismo. Na modernidade, os reinos, pluralismo cristão e o
comércio. Já no período contemporâneo temos o sistema representativo, a
liberdade religiosa e os primórdios da era industrial. E na atualidade?
Parece que vivemos o mais longo e a mais aguda
crise de todos os tempos, isto por que perdemos o referencial de valores. Nada
mais tem valor concreto. Em política ainda temos o sistema representativo, mas
já não responde mais às demandas sociais. A sociedade vive a era da informáfica,
enquanto os políticos fazem discursos vazios, para si mesmos e nem eles mesmos
escutam ou levam a sério. Em religião as crenças tornaram-Se um self-service
que cada um escolhe o que lhe agradar mais; É em economia estamos diante de
valores virtuais. São tantos bilhões, mas a moeda não existe, pois é somente um
número imaginário. Vivemos atualmente um mundo virtual, com a globalização da
informação. Nada existe de concreto, real. Tudo é uma imagem virtual produzida
a partir de números. É como um brinquedo de criança: faz de conta. "Faz de
conta que eu sou a mamãe, que você é papai, que a fulana é a tia ..."
Estamos vivendo a maior crise que a História
conheceu. Os valores deram lugar aos números. E não são números sagrados, como
queria Pitágoras, mas profanos. O Eu não existe mais, tornou-se um número ou
senha. A família, um número de indivíduos convivendo no mesmo teto. A
sociedade, um número X de habitantes. Querem um exemplo? Para provar que
existimos não basta nossa presença, temos que apresentar o número de
identidade.
Diante de tal crise, onde buscar o equilíbrio?
Todos estamos sedentos de humanidade. Penso que seja através de um novo
Renascimento, isto é, voltarmos até onde nos desviamos - nos trocamos por
números – encontrar nossa identidade - humanos - e a partir daí seguir.
APOSTILA DA APAEX
Av. Borges de Medeiros 453, Conj. 113, Porto Alegre, RS, (51) 3225-2768 www.apaex.com.br amorexigente@apaex.com.br Página: 1 de 9
Produção: Cláudio N. Lugo e Arlete C. Lugo baseado nos cursos, palestras e bibliografia oficiais da FEAE mais as fontes citadas.
AMOREXIGENTE
8o Princípio Básico do Amor-Exigente
A CRISE
A P A E X
Ass.Portoalegrense
de Amor-Exigente
Prezado(a) Companheiro(a):
Nesta página você tem a proposta de cronograma para utilização do conteúdo da apostila. Está prevista uma META COMUM semanal, para todos: Que os textos sejam estudados em casa previamente. Sugerimos, também, uma seqüência de atividades durante as reuniões se-manais do Grande Grupo (Grupão) e dos Pequenos Grupos (Subgrupos).
Na reunião da primeira semana: Enfocar o “EU” interior e o “EU” exterior de si mesmo.
No Grande Grupo de Familiares:
- Partilhar o entendimento e o significado dos textos do livro e de como viver a proposta.
No Pequeno Grupo de Familiares (subgrupo de partilha de metas):
- Rever seus Objetivos e as Metas das reuniões anteriores. Partilhar a vivência do AE.
- Apostila pág.2 - Reflexão para 1a Semana: Responder e escolher nova meta individual.
Meta Comum para casa - durante a próxima semana:
- Estudar as páginas 2, 3 e 4 da apostila. Trazer questões para a segunda reunião do mês.
Na reunião da segunda semana: Enfocar “A FAMÍLIA - O OUTRO”
No Grande Grupo de Familiares:
- Partilhar o entendimento sobre o estudo feito em casa das páginas 2, 3 e 4 da apostila.
No Pequeno Grupo de Familiares (subgrupo de partilha de metas):
- Rever seus Objetivos e as Metas das reuniões anteriores. Partilhar a vivência do AE.
- Apostila pág. 5 - Reflexão para 2a Semana: Responder e escolher nova meta individual.
Meta Comum para casa - durante a próxima semana:
- Estudar a página 5, 6 e 7 da apostila. Trazer questões para a terceira reunião do mês.
Na reunião da terceira semana: Enfocar “A Sociedade”
No Grande Grupo de Familiares:
- Partilhar o entendimento sobre o estudo feito em casa da página 5, 6 e 7 da apostila.
No Pequeno Grupo de Familiares (subgrupo de partilha de metas):
- Rever seus Objetivos e as Metas das reuniões anteriores. Partilhar a vivência do AE.
- Apostila pág.8 - Reflexão para 3a Semana: Responder e escolher nova meta individual.
Meta Comum para casa - durante a próxima semana:
- Estudar as páginas 8 e 9 da apostila. Trazer questionamentos para a quarta reunião do mês.
Na reunião da quarta semana: A Ética dentro e fora do Grupo de Amor-Exigente.
No Grande Grupo de Familiares:
- Partilhar o entendimento sobre o estudo da página 9 da apostila feito em casa.
No Pequeno Grupo de Familiares (subgrupo de partilha de metas):
- Rever seus Objetivos e as Metas das reuniões anteriores. Partilhar a vivência do AE.
- Escolher a meta individual para uma Vivencia Ética durante a próxima semana.
Meta Comum para casa - durante a próxima semana:
- Estudar o 9° Princípio págs. 32, 57, 90 pelo livro texto “O Que é Amor-Exigente” de capa azul ou págs 44, 83 e 132 no de capa verde Ed.40 em diante. Refletir sobre seus significa-dos. Trazer questionamentos e interpretações para a primeira reunião do próximo mês.
- Procure ler também sobre o 9° Princípio nos livros “Mostrar Caminhos” de José Neube Bri-gagão, “Só por hoje, Amor-Exigente” de Beatriz Silva Ferreira e “Amor-Exigente, espirituali-dade, uma nova vida” de Marina e Helio Caetano Drummond.
Av. Borges de Medeiros 453, Conj. 113, Porto Alegre, RS, (51) 3225-2768 www.apaex.com.br amorexigente@apaex.com.br Página: 2 de 9
Produção: Cláudio N. Lugo e Arlete C. Lugo baseado nos cursos, palestras e bibliografia oficiais da FEAE mais as fontes citadas.
AMOREXIGENTE
8o Princípio Básico do Amor-Exigente
A CRISE
A P A E X
Ass.Portoalegrense
de Amor-Exigente
Reflexões para a Primeira Semana: Enfoque "O Indivíduo - Eu"
1) Como eu defino a minha crise? Aquela que me trouxe a este Grupo de Amor-Exigente? Como e em que ela me atinge?
2) Quais os meus sentimentos mais fortes diante dela?
3) O que eu já tinha feito antes para solucioná-la?
4) O que eu estou fazendo p/administrá-la agora, nestes dias?
5) A meu ver, o que ainda falta fazer?
6) Como meta pessoal desta semana vou escrever estas respostas em folhas de papel separadas. Depois de refletir vou guardá-las para rever no futuro . . .
(-) O que Diminuir e o que Aumentar (+)
•Calma •Experiência • Perdas •Oportunidades • Traumas •Coragem • Desestruturação •Objetividade • Desamparo •Controle • Desagregação •Confronto •Mudança
Crises implicam dor, desconforto, preocupação e estresse. Mas é verdade que tam-bém criam a oportunidade de romper com o passado, abrindo a possibilidade do no-vo. De uma crise bem controlada surge a possibilidade de mudanças positivas.
Quem gera a crise a administra. Quando o outro é sempre o gerador de crises nós ficamos so-mente na reação e não na ação. Temos de criar crises para poder agir, para poder administrar. Ao criar uma crise precisamos estar compromissados com a verdade, livres dos sentimentos de raiva e de vingança, sem revanchismos, sem justificativas.
Hoje, nós encontramos imensas dificuldades em dizer não aos familiares, em impor caminhos coerentes com os princípios de vida que devem nortear relações familiares saudáveis.
O "não" mais educativo é aquele que conseguimos que o outro pronuncie para si mesmo. Cons-cientização do dever + Autonomia = Disciplina
Sem autoridade jamais poderemos criar crises construtivas. Ver as crises como oportunidades de mudar as coisas para melhor. Para controlar crises basta adotar os 12 Princípios do Amor-Exigente como nossos próprios princípios de reflexão e ação. Lembrar sempre que ques-tões que envolvem Princípios de Vida são inegociáveis. Quais são os seus princípios de vida?
Ao criar uma crise devemos estar preparados para a chantagem e o jogo emocional, para as agressões moral, verbal e física, para o desentendimento na família ampla e na sociedade. Criar crises é um risco? Sim... o risco de dar certo.
Quem quer o sucesso na felicidade, sua e de seus familiares, deve escolher a alternativa mais sadia, mesmo que não seja a mais fácil, para si próprio e para os outros.
Devemos estar alerta e sermos capazes de, por amor a nós e a nossos familiares, fazermos o que precisa ser feito, sem pena deles ou de nós próprios.
O que é mais comum hoje?
• IMPASSES • MEDO e ANSIEDADE • DESAFIOS • INSEGURANÇA
• REVOLTA
Como lidamos com isto?
Av. Borges de Medeiros 453, Conj. 113, Porto Alegre, RS, (51) 3225-2768 www.apaex.com.br amorexigente@apaex.com.br Página: 3 de 9
Produção: Cláudio N. Lugo e Arlete C. Lugo baseado nos cursos, palestras e bibliografia oficiais da FEAE mais as fontes citadas.
AMOREXIGENTE
8o Princípio Básico do Amor-Exigente
A CRISE
A P A E X
Ass.Portoalegrense
de Amor-Exigente
É o conjunto das reações contrárias e, ou, de adequação a uma “NOVA ORDEM”.
Nova Ordem: Mudanças nas regras, na realidade, nas condições de vida, no trabalho, nas relações interpessoais, enfim, algo que altera nossos sentimentos de tranqüilidade, segurança e prazer.
A ORIGEM DA CRISE pode ser
INTERNA
EXTERNA
INTERNA+EXTERNA
Eu tenho que enfren-tar só os meus senti-mentos
Eu sou enfrentado pelos sentimentos dos outros
Os sentimentos dos outros estão mexendo com os meus
Tenho que me enten-der, pedir ajuda, esco-lher, agir só em mim e ser perseverante.
Tenho que entender o problema dos outros, ajudar com a razão e amor sem me deixar atingir nem influir.
Tenho que entender ambos problemas, desvincular com amor o meu papel dos sen-timentos, ser firme e perse-verante.
- O tamanho da Crise é proporcional ao tamanho das mudanças que estamos fazen-do: Só em nós; Só nos outros; Em nós e nos outros.
- Crise não precisa ser evitada, precisa e pode, sim, ser controlada.
- Para controlar Crises basta agirmos inspirados nos 12 Princípios do Amor-Exigente e em nossos próprios Princípios de Vida.
- Questão que envolve Princípios de Vida é inegociável.
- Para ver as Crises do outro, devemos ler sua linguagem não verbal.
- Para não ter que retroceder: Só dar passos de acordo com o tamanho das nossas pernas: Discutir cada meta com o seu Grupo de Apoio.
Palavra mágica: DeFiForExe
Defina o Objetivo
Fixe as Prioridades
Formule um
Plano de Metas
Execute-o,
Meta por Meta
A fé é um modo de “já possuir” o que ainda se espera.
É a convicção acerca de realidades que não se vêem.
Av. Borges de Medeiros 453, Conj. 113, Porto Alegre, RS, (51) 3225-2768 www.apaex.com.br amorexigente@apaex.com.br Página: 4 de 9
Produção: Cláudio N. Lugo e Arlete C. Lugo baseado nos cursos, palestras e bibliografia oficiais da FEAE mais as fontes citadas.
AMOREXIGENTE
8o Princípio Básico do Amor-Exigente
A CRISE
A P A E X
Ass.Portoalegrense
de Amor-Exigente
VERIFIQUE “SE” e “COMO” TEM AGIDO OU REAGIDO
AS CIRCUNSTANCIAS INFLUENCIAM NOSSAS REAÇÕES. NO ENTANTO, TEMOS UM MODELO PRÉ-ESTABELECIDO QUE GERALMENTE SEGUIMOS:
Pense sobre O SEU. Você terá oportunidade de escrever outros exemplos que lhe ocorrerem.
Quando meu FAMILIAR PROBLEMA chega tarde eu:
- estou sempre esperando por ele;
- finjo que estou doente para comovê-lo;
- faço-o saber como me sinto;
- sento-me, leio alguma coisa e o ignoro;
- discuto um punição imediatamente;
- outras explicações.
Quando o quarto de meu "familiar problema" está uma bagunça. eu:
- ignoro;
- faço alguma restrição até que ele o limpe:
- ajudo-o a limpá-lo;
- outras explicações.
Quando meu "familiar problema" chega bêbado ou drogado. eu:
- grito ou choro e digo mas você prometeu...”;
- não falo com ele;
- ameaço chamar a policia;
- chamo meu marido/minha esposa para me ajudar;
- outras explicações.
Quando meu "familiar problema" me xinga e me desrespeita. eu:
- também xingo;
- saio da sala;
- imploro para que ele pare;
- suspendo os privilégios (mordomias) pôr algum tempo;
- outras explicações.
Quando meu "familiar problema" me agride ("bate") ou me empurra. eu:
- também reajo batendo;
- saio do local;
- chamo a polícia;
- sofro e choro;
- outras explicações.
Relacione alguns modelos que o ajudem a controlar essas situações em casa. Quais os seus comportamentos usuais, além daqueles já mencionados?
META: Selecione um ou dois comportamentos que mudará a partir de agora. Não é necessário fazer uma longa lista, apenas uma mudança. Planeje sua reação numa situação específica e mude completamente seu comportamento-padrão.
Extraido do Livro: só POR HOJE - AMOR EXIGENTE, de Beatriz Silva Ferreira
Av. Borges de Medeiros 453, Conj. 113, Porto Alegre, RS, (51) 3225-2768 www.apaex.com.br amorexigente@apaex.com.br Página: 5 de 9
Produção: Cláudio N. Lugo e Arlete C. Lugo baseado nos cursos, palestras e bibliografia oficiais da FEAE mais as fontes citadas.
AMOREXIGENTE
8o Princípio Básico do Amor-Exigente
A CRISE
A P A E X
Ass.Portoalegrense
de Amor-Exigente
Reflexões para a 2° Semana - Enfoque: "O Outro - a Família"
O "outro" pode ser o nosso cônjuge, os nossos filhos, familiares, alguém que convive co-nosco e que queremos ajudar. Aqueles por quem nutrimos sentimentos de amor ou por quem somos responsáveis.
1) Como você vê a crise na vida do outro? Como afeta a ele?
2) Como os demais familiares vêem esta mesma situação?
3) Já ha entendimento ou consenso sobre quais ações conjuntas a família deve executar em grupo para bem administrar esta crise?
4) Identifique o que falta para existir um bom plano de ação.
5) Discuta com o seu grupo uma nova atitude neste sentido.
6) Estabeleça sua meta com um adequado DE_FI_FOR_EXE.
AVALIANDO A CRISE
RESPONDA “SIM” SE NOS ÚLTIMOS TRÊS MESES:
1) EM SUA CASA
- Você e sua família não conversam sobre o comportamento do seu “FAMILIAR PROBLEMA’.
- Você tem evitado seus familiares. (cônjuge, irmãos, filhos, ...)
- Seus familiares têm evitado você.
- Você não tem dormido sossegado.
- Você amedronta-se quando o telefone toca e seu “FAMILIAR PROBLEMA” não está em casa.
- Você e seus familiares se atrasaram para o trabalho por causa do seu “FAMILIAR PROBLEMA”.
1.1) Seu “FAMILIAR PROBLEMA” chegou em casa:
- Muito tarde - Atrasado (após a hora combinada)
- Drogado - Bêbado
1.2) Seu “FAMILIAR PROBLEMA” ficou fora de casa:
- Uma noite - Dois dias
- Uma semana - Mais de uma semana
1.3) Seu “FAMILIAR PROBLEMA” tem sido violento:
- Verbalmente - Fisicamente, com os móveis da casa
- Fisicamente, com os irmãos ou irmãs - Fisicamente, com você e seu cônjuge
- Fisicamente, com outras pessoas e vizinhos - Na escola
- Com a polícia
2) NA ESCOLA E / OU TRABALHO seu “FAMILIAR PROBLEMA”
- Chega tarde. - Tem faltado.
- Sai antes do término. - Tem sido suspenso.
- Você foi notificado da existência de problemas.
3) QUANTO A LEI E A ORDEM seu “FAMILIAR PROBLEMA"
- Recebeu intimações ou foi parar na delegacia. - Recebeu multas.
- Sofreu acidentes. - Foi acusado de comportamentos inaceitáveis.
- Teve incidentes com bebidas ou outras drogas.
Av. Borges de Medeiros 453, Conj. 113, Porto Alegre, RS, (51) 3225-2768 www.apaex.com.br amorexigente@apaex.com.br Página: 6 de 9
Produção: Cláudio N. Lugo e Arlete C. Lugo baseado nos cursos, palestras e bibliografia oficiais da FEAE mais as fontes citadas.
AMOREXIGENTE
8o Princípio Básico do Amor-Exigente
A CRISE
A P A E X
Ass.Portoalegrense
de Amor-Exigente
CÁLCULO PARA FAZER A AVALIAÇÃO DA CRISE - Leia o que você preencheu:
Quantos itens você assinalou SIM? _________________________________
Você está satisfeito com a vida que está levando? _________________
• Dois itens na categoria casa;
• Dois itens na categoria trabalho-escola;
• Um item na categoria lei e ordem.
Não se sinta mal. Fique Bravo! E use essa energia para uma mudança construtiva!
META: COMPARE O SEU PROGRESSO SEMANALMENTE
• Em relação á última vez em que você respondeu a este questionário, o número de itens assinalados aumentou ou diminuiu?
• Você está satisfeito com o desenrolar dos acontecimentos na sua vida familiar?
• Você está em crise agora?
MODIFIQUE SEU COMPORTAMENTO SEMANALMENTE
- COMO VOCÊ AGE (OU REAGE) É RESPONSABILIDADE SUA -
É escolha sua: • Responder é uma reação.
• Bater é uma reação.
• Gritar é uma reação.
• Chorar é uma reação.
• Olhar tristemente é uma reação.
• Ficar calado é uma reação.
- COMO SEU “FAMILIAR PROBLEMA” REAGE É RESPONSABILIDADE DELE -
Ele poderá: • Perguntar se você está zangado:
• Perguntar se teve um dia difícil;
• Gritar com você
• Ficar de mau humor;
• Embebedar-se;
• Quebrar alguma coisa;
• Desculpar-se;
• Sair de casa batendo a porta;
• Drogar-se.
SE VOCË REAGE SEMPRE DO MESMO MODO, SEU “FAMILIAR PROBLEMA”
SABERÁ QUAL O BOTÃO APERTAR PARA CONSEGUIR O QUE QUER.
MUDE SEU COMPORTAMENTO!
• Se costuma gritar, fique calado.
• Se costuma ficar calado, grite.
• Se costuma envolver-se emocionalmente, desligue-se.
• Se costuma ficar indiferente, questione, opine e comprometa-se.
• Se costuma deixar-se levar pelos outros, siga suas próprias idéias.
• Se costuma cuidar somente dos outros, cuide mais de você mesmo.
Sua crise está sendo construída.
Se o resultado for maior, você já está em crise.
Av. Borges de Medeiros 453, Conj. 113, Porto Alegre, RS, (51) 3225-2768 www.apaex.com.br amorexigente@apaex.com.br Página: 7 de 9
Produção: Cláudio N. Lugo e Arlete C. Lugo baseado nos cursos, palestras e bibliografia oficiais da FEAE mais as fontes citadas.
AMOREXIGENTE
8o Princípio Básico do Amor-Exigente
A CRISE
A P A E X
Ass.Portoalegrense
de Amor-Exigente
RECADOS DE SEU FAMILIAR
Para você acertar na administração das CRISES
1. NÃO ME ESTRAGUE. Sei perfeitamente que não devo ter tudo o que quero. Estou apenas testando você.
2. NÃO TENHA MEDO DE SER FIRME COMIGO. Prefiro assim, para me sentir mais seguro amanhã.
3. NÃO ME DEIXE ADQUIRIR MAUS HÁBITOS. Tenho que contar com você para eliminá-los desde as primeiras vezes.
4. NÃO ME FAÇA SENTIR MENOR DO QUE SOU. Isto só fará com que me comporte como "Grande" ridículo.
5. NÃO ME CORRIJA COM ASPEREZA DIANTE DOS OUTROS. A repreensão será mais proveitosa se for feita calmamente em particular.
6. NÃO ME FAÇA SENTIR QUE AS MINHAS FALTAS SÃO PECADOS IMPERDOÁVEIS. Isto subverte meu senso de valores.
7. NÃO ME PROTEJA DAS CONSEQUÊNCIAS. É bom, de vez em quando, eu aprender sofrendo na própria pele.
8. NÃO SE SINTA CHOCADO QUANDO DIGO. “ODEIO VOCÊ!” No fundo, não é a você que eu odeio, mas sim ao seu poder de me contrariar.
9. NÃO LIGUE MUITO PARA CERTAS DORZINHAS DE QUE ÀS VEZES ME QUEIXO. Quase sempre não passam de um truque para conseguir a atenção de que preciso.
10. NÃO SEJA IMPLICANTE COMIGO. Do contrário, para me proteger serei obrigado a parecer surdo às suas reclamações.
11. NÃO SE ESQUEÇA DE QUE NÃO SEI AINDA EXPRIMIR-ME TÃO BEM QUANTO DESEJARIA. Este é motivo por que nem sempre sou muito exato em minhas explicações.
12. NÃO FAÇA PROMESSAS IRREFLETIDAS. Lembre-se de que fico tremendamente frustrado quando uma promessa não é cumprida.
13. NÃO AVALIE MUITO MEU GRAU DE HONESTIDADE. Isto facilmente me assusta, a ponto de me levar a dizer mentiras.
14. NÃO SEJA INCOERENTE. Isto cria em mim uma confusão tal, que me faz perder a fé em você.
15. NÃO ME DIGA NUNCA QUE MEUS MEDOS SÃO BOBAGENS. Para mim, eles são terrivelmente reais, e você contribuirá muito para me dar segurança se tentar entendê-los.
16. NÃO DESCONVERSE QUANDO FAÇO PERGUNTAS. Senão eu paro de perguntar-lhe as coisas, e você vai descobrir que agora busco minhas respostas em outros lugares.
17. NÃO QUEIRA PARECER NUNCA PERFEITO OU INFALÍVEL. Para mim será um choque forte demais descobrir que você não é nenhuma das duas coisas.
18. NÃO PENSE JAMAIS QUE CAIRÁ DO PEDESTAL DE SUA DIGNIDADE PERANTE MIM, SE TIVER QUE ME PEDIR DESCULPAS. Saiba que uma desculpa honesta só faz aumentar minha admiração por você e a atmosfera de intimidade.
Av. Borges de Medeiros 453, Conj. 113, Porto Alegre, RS, (51) 3225-2768 www.apaex.com.br amorexigente@apaex.com.br Página: 8 de 9
Produção: Cláudio N. Lugo e Arlete C. Lugo baseado nos cursos, palestras e bibliografia oficiais da FEAE mais as fontes citadas.
AMOREXIGENTE
8o Princípio Básico do Amor-Exigente
A CRISE
A P A E X
Ass.Portoalegrense
de Amor-Exigente
Reflexões para a 3° Semana Enfoque: "A Sociedade"
A "sua" Sociedade é o conjunto dos meios de comunicação, das entidades, organizações, ambientes e pessoas externas à sua casa com os quais você interage, mantém contatos, relações e vínculos. Tudo aquilo que influencia o seu modo de pensar e agir e, ou, pode ser influenciado por ele.
1) Lembre-se de um caso real em que algo deveria ser feito por você. Você percebia que algo à sua volta, que o atingia e que era da sua conta, não estava bom, estava incompleto, prejudica-va-lhe ou prejudicava a terceiros. Quanto tempo demorou para iniciar (de fato) o que tinha que ser feito? E conseguiu fazê-lo bem, até o final, como devia?
2) Qual foi seu primeiro sentimento diante da necessidade de tomar uma atitude?
3) Como ele influiu na sua vontade e energia para começar agir? Ele apressou, ajudou, atra-palhou ou impediu a A CRISE? É assim, em todas situações?
4) Em função disto, defina como meta pessoal a escolha e repetição diária de pensamentos mais positivos a respeito de você mesmo visando estar preparado para agir a qualquer momento, se necessário.
O QUE FAZER AO DESCOBRIR QUE UM FAMILIAR ABUSA DE DROGAS
1 - Não Dramatize o Fato: Seja realista e objetivo. Converse e informe os responsáveis.
2 - Comprove: Observe minuciosamente os comportamentos do familiar e sua turma.
3 - Não Culpe: Nem a si, nem aos pais, nem a ninguém. Lamúrias, autopiedade, recrimina-ções, agressividade e violência só pioram o quadro e impedem a ação correta. É uma doença soci-al e epidêmica. Não existe vacina. Você nunca ofereceu droga a ele.
4 - Não Estigmatize: Não o chame de maconheiro, drogado, marginal, delinqüente, ovelha ne-gra, vergonha da família. Isto vai empurrá-lo mais rápido para a drogadicção.
5 - Busque Ajuda Imediata: Procure o apoio de um grupo de ajuda-mútua para famílias como o AMOR-EXIGENTE ou busque orientação técnica com psicólogos e psiquiatras que tenham se especializado em drogadicção. Informe-se e aprenda sobre esta doença. Não espere que o pro-blema se agrave.
6 - Converse com ele: Calmo e franco, coloque-o à vontade para falar a verdade. Depois de varias conversas ele até poderá lhe confiar quais drogas e o quanto usa. Não faça sermão.
7 - Vença seus Preconceitos: Nada de segredo, coloque familiares e amigos a par do problema. Solicite ajuda de todos na forma de cooperação e comportamentos adequados. Isto é, não sendo cúmplices, dificultando a obtenção de drogas e impondo limites saudáveis.
8 - Apóie seu Familiar: Tenha humildade, ele não é o único doente da família. Todos tem que se unir e participar do programa terapêutico. Não lhe ofereça só médico e tratamentos. Mostre que seus maiores amigos sempre estiveram dentro de casa. Amigos! Não cúmplices.
9 – Dê Amor Responsável: Entendimento, atenção, diálogo, ocupação, informação, orienta-ção, disciplina e espiritualidade, dentro dos tradicionais valores de Moralidade e Ética, são as mai-ores armas para combater a drogadicção. Use-as! Seja modelo!
NÃO ESQUEÇA ESTAS VERDADE SOBRE A DROGADICÇÃO
É uma doença primária, progressiva, de prognóstico incerto, com características epidêmi-cas, que atinge o indivíduo causando-lhe danos mentais (psíquicos), físicos, sociais e espirituais.
É uma doença que compromete o desempenho bio-psico-sócio-espiritual da pessoa.
Av. Borges de Medeiros 453, Conj. 113, Porto Alegre, RS, (51) 3225-2768 www.apaex.com.br amorexigente@apaex.com.br Página: 9 de 9
Produção: Cláudio N. Lugo e Arlete C. Lugo baseado nos cursos, palestras e bibliografia oficiais da FEAE mais as fontes citadas.
AMOREXIGENTE
8o Princípio Básico do Amor-Exigente
A CRISE
A P A E X
Ass.Portoalegrense
de Amor-Exigente
Não tem cura, mas tem recuperação. A qual começa com a abstinência total.
Não é um flagelo, contra o qual a humanidade nada pode fazer. É uma epidemia que se propaga de uma pessoa para outra através de comportamentos imitados. Pode e deve ser contro-lada e erradicada pela família, escola e sociedade.
O Dependente de Drogas, no início, busca o prazer. Depois, busca na droga apenas o alí-vio do sofrimento que lhe causam: 1°) A falta da droga e 2°) A incapacidade para suportar sua au-todestruição de “cara limpa”. Usa para escapar da ansiedade e da angústia da frustração.
A vacina contra ela é amar a si próprio, sentir-se feliz e viver com qualidade de vida.
Sentir-se PERTENCIDO, VALORIZADO, AMADO e AUTÔNOMO. Ser capaz de ESCOLHER e de dizer NÃO à massificação, ao consumismo, à corrupção dos bons valores humanos.
A família de dependente químico também é afetada pelo problema e precisa de apoio.
8o Princípio Ético Familiar e Institucional do Amor-Exigente:
Manter o caráter cooperativo e solidário do grupo familiar, e o caráter leigo e voluntário do Grupo de Apoio de Amor-Exigente.
- PROTEGER A FAMÍLIA E O GRUPO DE AMOR-EXIGENTE
Preservar da corrupção os valores que fazem destas instituições uma ex-traordinária rede de apoio e orientação. Educar para servir com alegria e gratui-dade, visar o bem comum, ser responsável por si e pela comunidade que faz parte e buscar no amor a gratificação pelo trabalho realizado.
- NÃO EXISTE “PROFISSIONAL DE A.E.”
Existe apenas aquela pessoa que estudou mais, que conhece mais deta-lhes, que vive a proposta mais coerentemente e é um bom exemplo, que é comprometida com a causa e que é um líder.
- NÃO ELITIZAR A METODOLOGIA: PRESERVAR A SIMPLICIDADE
Manter a metodologia do A-E ao alcance de todos, independente da es-colaridade e da classe socioeconômica a que pertençam, apoiando-se no tripé:
a) Princípios Básicos de Reflexão e Ação + Princípios Éticos: Estrutura para organizar o pensamento e avaliar adequadamente problemas e soluções.
b) Grupo de Apoio: Hora e local para ouvir e ser ouvido, confrontar-se com a realidade, obter informação, entusiasmo e esperança, receber e dar apoio.
c) Espiritualidade: Perceber sinais de Deus dentro de si, dos outros e na na-tureza. Querer ser melhor, a cada dia, para si e para o mundo.
Durante o horário da reunião do Grupo de Apoio de Amor-Exigente não utilizar técnicas nem serviços de profissionais. Fora dali cada um tem o direito de procurar ajuda e tratamento onde lhe for possível.
- ASSEGURAR A “GRATUIDADE” DO PROGRAMA
Assegurar a auto-sustentação do Grupo de Apoio e do Movimento atra-vés da conscientização, respeitando a capacidade individual de contribuir, e não da cobrança compulsória obrigatória. O A-E não cobra, mas tem custos.
APOSTILA DA APAEX
Av. Borges de Medeiros 453, Conj. 113, Porto Alegre, RS, (51) 3225-2768 www.apaex.com.br amorexigente@apaex.com.br Página: 1 de 9
Produção: Cláudio N. Lugo e Arlete C. Lugo baseado nos cursos, palestras e bibliografia oficiais da FEAE mais as fontes citadas.
AMOREXIGENTE
8o Princípio Básico do Amor-Exigente
A CRISE
A P A E X
Ass.Portoalegrense
de Amor-Exigente
Prezado(a) Companheiro(a):
Nesta página você tem a proposta de cronograma para utilização do conteúdo da apostila. Está prevista uma META COMUM semanal, para todos: Que os textos sejam estudados em casa previamente. Sugerimos, também, uma seqüência de atividades durante as reuniões se-manais do Grande Grupo (Grupão) e dos Pequenos Grupos (Subgrupos).
Na reunião da primeira semana: Enfocar o “EU” interior e o “EU” exterior de si mesmo.
No Grande Grupo de Familiares:
- Partilhar o entendimento e o significado dos textos do livro e de como viver a proposta.
No Pequeno Grupo de Familiares (subgrupo de partilha de metas):
- Rever seus Objetivos e as Metas das reuniões anteriores. Partilhar a vivência do AE.
- Apostila pág.2 - Reflexão para 1a Semana: Responder e escolher nova meta individual.
Meta Comum para casa - durante a próxima semana:
- Estudar as páginas 2, 3 e 4 da apostila. Trazer questões para a segunda reunião do mês.
Na reunião da segunda semana: Enfocar “A FAMÍLIA - O OUTRO”
No Grande Grupo de Familiares:
- Partilhar o entendimento sobre o estudo feito em casa das páginas 2, 3 e 4 da apostila.
No Pequeno Grupo de Familiares (subgrupo de partilha de metas):
- Rever seus Objetivos e as Metas das reuniões anteriores. Partilhar a vivência do AE.
- Apostila pág. 5 - Reflexão para 2a Semana: Responder e escolher nova meta individual.
Meta Comum para casa - durante a próxima semana:
- Estudar a página 5, 6 e 7 da apostila. Trazer questões para a terceira reunião do mês.
Na reunião da terceira semana: Enfocar “A Sociedade”
No Grande Grupo de Familiares:
- Partilhar o entendimento sobre o estudo feito em casa da página 5, 6 e 7 da apostila.
No Pequeno Grupo de Familiares (subgrupo de partilha de metas):
- Rever seus Objetivos e as Metas das reuniões anteriores. Partilhar a vivência do AE.
- Apostila pág.8 - Reflexão para 3a Semana: Responder e escolher nova meta individual.
Meta Comum para casa - durante a próxima semana:
- Estudar as páginas 8 e 9 da apostila. Trazer questionamentos para a quarta reunião do mês.
Na reunião da quarta semana: A Ética dentro e fora do Grupo de Amor-Exigente.
No Grande Grupo de Familiares:
- Partilhar o entendimento sobre o estudo da página 9 da apostila feito em casa.
No Pequeno Grupo de Familiares (subgrupo de partilha de metas):
- Rever seus Objetivos e as Metas das reuniões anteriores. Partilhar a vivência do AE.
- Escolher a meta individual para uma Vivencia Ética durante a próxima semana.
Meta Comum para casa - durante a próxima semana:
- Estudar o 9° Princípio págs. 32, 57, 90 pelo livro texto “O Que é Amor-Exigente” de capa azul ou págs 44, 83 e 132 no de capa verde Ed.40 em diante. Refletir sobre seus significa-dos. Trazer questionamentos e interpretações para a primeira reunião do próximo mês.
- Procure ler também sobre o 9° Princípio nos livros “Mostrar Caminhos” de José Neube Bri-gagão, “Só por hoje, Amor-Exigente” de Beatriz Silva Ferreira e “Amor-Exigente, espirituali-dade, uma nova vida” de Marina e Helio Caetano Drummond.
Av. Borges de Medeiros 453, Conj. 113, Porto Alegre, RS, (51) 3225-2768 www.apaex.com.br amorexigente@apaex.com.br Página: 2 de 9
Produção: Cláudio N. Lugo e Arlete C. Lugo baseado nos cursos, palestras e bibliografia oficiais da FEAE mais as fontes citadas.
AMOREXIGENTE
8o Princípio Básico do Amor-Exigente
A CRISE
A P A E X
Ass.Portoalegrense
de Amor-Exigente
Reflexões para a Primeira Semana: Enfoque "O Indivíduo - Eu"
1) Como eu defino a minha crise? Aquela que me trouxe a este Grupo de Amor-Exigente? Como e em que ela me atinge?
2) Quais os meus sentimentos mais fortes diante dela?
3) O que eu já tinha feito antes para solucioná-la?
4) O que eu estou fazendo p/administrá-la agora, nestes dias?
5) A meu ver, o que ainda falta fazer?
6) Como meta pessoal desta semana vou escrever estas respostas em folhas de papel separadas. Depois de refletir vou guardá-las para rever no futuro . . .
(-) O que Diminuir e o que Aumentar (+)
•Calma •Experiência • Perdas •Oportunidades • Traumas •Coragem • Desestruturação •Objetividade • Desamparo •Controle • Desagregação •Confronto •Mudança
Crises implicam dor, desconforto, preocupação e estresse. Mas é verdade que tam-bém criam a oportunidade de romper com o passado, abrindo a possibilidade do no-vo. De uma crise bem controlada surge a possibilidade de mudanças positivas.
Quem gera a crise a administra. Quando o outro é sempre o gerador de crises nós ficamos so-mente na reação e não na ação. Temos de criar crises para poder agir, para poder administrar. Ao criar uma crise precisamos estar compromissados com a verdade, livres dos sentimentos de raiva e de vingança, sem revanchismos, sem justificativas.
Hoje, nós encontramos imensas dificuldades em dizer não aos familiares, em impor caminhos coerentes com os princípios de vida que devem nortear relações familiares saudáveis.
O "não" mais educativo é aquele que conseguimos que o outro pronuncie para si mesmo. Cons-cientização do dever + Autonomia = Disciplina
Sem autoridade jamais poderemos criar crises construtivas. Ver as crises como oportunidades de mudar as coisas para melhor. Para controlar crises basta adotar os 12 Princípios do Amor-Exigente como nossos próprios princípios de reflexão e ação. Lembrar sempre que ques-tões que envolvem Princípios de Vida são inegociáveis. Quais são os seus princípios de vida?
Ao criar uma crise devemos estar preparados para a chantagem e o jogo emocional, para as agressões moral, verbal e física, para o desentendimento na família ampla e na sociedade. Criar crises é um risco? Sim... o risco de dar certo.
Quem quer o sucesso na felicidade, sua e de seus familiares, deve escolher a alternativa mais sadia, mesmo que não seja a mais fácil, para si próprio e para os outros.
Devemos estar alerta e sermos capazes de, por amor a nós e a nossos familiares, fazermos o que precisa ser feito, sem pena deles ou de nós próprios.
O que é mais comum hoje?
• IMPASSES • MEDO e ANSIEDADE • DESAFIOS • INSEGURANÇA
• REVOLTA
Como lidamos com isto?
Av. Borges de Medeiros 453, Conj. 113, Porto Alegre, RS, (51) 3225-2768 www.apaex.com.br amorexigente@apaex.com.br Página: 3 de 9
Produção: Cláudio N. Lugo e Arlete C. Lugo baseado nos cursos, palestras e bibliografia oficiais da FEAE mais as fontes citadas.
AMOREXIGENTE
8o Princípio Básico do Amor-Exigente
A CRISE
A P A E X
Ass.Portoalegrense
de Amor-Exigente
É o conjunto das reações contrárias e, ou, de adequação a uma “NOVA ORDEM”.
Nova Ordem: Mudanças nas regras, na realidade, nas condições de vida, no trabalho, nas relações interpessoais, enfim, algo que altera nossos sentimentos de tranqüilidade, segurança e prazer.
A ORIGEM DA CRISE pode ser
INTERNA
EXTERNA
INTERNA+EXTERNA
Eu tenho que enfren-tar só os meus senti-mentos
Eu sou enfrentado pelos sentimentos dos outros
Os sentimentos dos outros estão mexendo com os meus
Tenho que me enten-der, pedir ajuda, esco-lher, agir só em mim e ser perseverante.
Tenho que entender o problema dos outros, ajudar com a razão e amor sem me deixar atingir nem influir.
Tenho que entender ambos problemas, desvincular com amor o meu papel dos sen-timentos, ser firme e perse-verante.
- O tamanho da Crise é proporcional ao tamanho das mudanças que estamos fazen-do: Só em nós; Só nos outros; Em nós e nos outros.
- Crise não precisa ser evitada, precisa e pode, sim, ser controlada.
- Para controlar Crises basta agirmos inspirados nos 12 Princípios do Amor-Exigente e em nossos próprios Princípios de Vida.
- Questão que envolve Princípios de Vida é inegociável.
- Para ver as Crises do outro, devemos ler sua linguagem não verbal.
- Para não ter que retroceder: Só dar passos de acordo com o tamanho das nossas pernas: Discutir cada meta com o seu Grupo de Apoio.
Palavra mágica: DeFiForExe
Defina o Objetivo
Fixe as Prioridades
Formule um
Plano de Metas
Execute-o,
Meta por Meta
A fé é um modo de “já possuir” o que ainda se espera.
É a convicção acerca de realidades que não se vêem.
Av. Borges de Medeiros 453, Conj. 113, Porto Alegre, RS, (51) 3225-2768 www.apaex.com.br amorexigente@apaex.com.br Página: 4 de 9
Produção: Cláudio N. Lugo e Arlete C. Lugo baseado nos cursos, palestras e bibliografia oficiais da FEAE mais as fontes citadas.
AMOREXIGENTE
8o Princípio Básico do Amor-Exigente
A CRISE
A P A E X
Ass.Portoalegrense
de Amor-Exigente
VERIFIQUE “SE” e “COMO” TEM AGIDO OU REAGIDO
AS CIRCUNSTANCIAS INFLUENCIAM NOSSAS REAÇÕES. NO ENTANTO, TEMOS UM MODELO PRÉ-ESTABELECIDO QUE GERALMENTE SEGUIMOS:
Pense sobre O SEU. Você terá oportunidade de escrever outros exemplos que lhe ocorrerem.
Quando meu FAMILIAR PROBLEMA chega tarde eu:
- estou sempre esperando por ele;
- finjo que estou doente para comovê-lo;
- faço-o saber como me sinto;
- sento-me, leio alguma coisa e o ignoro;
- discuto um punição imediatamente;
- outras explicações.
Quando o quarto de meu "familiar problema" está uma bagunça. eu:
- ignoro;
- faço alguma restrição até que ele o limpe:
- ajudo-o a limpá-lo;
- outras explicações.
Quando meu "familiar problema" chega bêbado ou drogado. eu:
- grito ou choro e digo mas você prometeu...”;
- não falo com ele;
- ameaço chamar a policia;
- chamo meu marido/minha esposa para me ajudar;
- outras explicações.
Quando meu "familiar problema" me xinga e me desrespeita. eu:
- também xingo;
- saio da sala;
- imploro para que ele pare;
- suspendo os privilégios (mordomias) pôr algum tempo;
- outras explicações.
Quando meu "familiar problema" me agride ("bate") ou me empurra. eu:
- também reajo batendo;
- saio do local;
- chamo a polícia;
- sofro e choro;
- outras explicações.
Relacione alguns modelos que o ajudem a controlar essas situações em casa. Quais os seus comportamentos usuais, além daqueles já mencionados?
META: Selecione um ou dois comportamentos que mudará a partir de agora. Não é necessário fazer uma longa lista, apenas uma mudança. Planeje sua reação numa situação específica e mude completamente seu comportamento-padrão.
Extraido do Livro: só POR HOJE - AMOR EXIGENTE, de Beatriz Silva Ferreira
Av. Borges de Medeiros 453, Conj. 113, Porto Alegre, RS, (51) 3225-2768 www.apaex.com.br amorexigente@apaex.com.br Página: 5 de 9
Produção: Cláudio N. Lugo e Arlete C. Lugo baseado nos cursos, palestras e bibliografia oficiais da FEAE mais as fontes citadas.
AMOREXIGENTE
8o Princípio Básico do Amor-Exigente
A CRISE
A P A E X
Ass.Portoalegrense
de Amor-Exigente
Reflexões para a 2° Semana - Enfoque: "O Outro - a Família"
O "outro" pode ser o nosso cônjuge, os nossos filhos, familiares, alguém que convive co-nosco e que queremos ajudar. Aqueles por quem nutrimos sentimentos de amor ou por quem somos responsáveis.
1) Como você vê a crise na vida do outro? Como afeta a ele?
2) Como os demais familiares vêem esta mesma situação?
3) Já ha entendimento ou consenso sobre quais ações conjuntas a família deve executar em grupo para bem administrar esta crise?
4) Identifique o que falta para existir um bom plano de ação.
5) Discuta com o seu grupo uma nova atitude neste sentido.
6) Estabeleça sua meta com um adequado DE_FI_FOR_EXE.
AVALIANDO A CRISE
RESPONDA “SIM” SE NOS ÚLTIMOS TRÊS MESES:
1) EM SUA CASA
- Você e sua família não conversam sobre o comportamento do seu “FAMILIAR PROBLEMA’.
- Você tem evitado seus familiares. (cônjuge, irmãos, filhos, ...)
- Seus familiares têm evitado você.
- Você não tem dormido sossegado.
- Você amedronta-se quando o telefone toca e seu “FAMILIAR PROBLEMA” não está em casa.
- Você e seus familiares se atrasaram para o trabalho por causa do seu “FAMILIAR PROBLEMA”.
1.1) Seu “FAMILIAR PROBLEMA” chegou em casa:
- Muito tarde - Atrasado (após a hora combinada)
- Drogado - Bêbado
1.2) Seu “FAMILIAR PROBLEMA” ficou fora de casa:
- Uma noite - Dois dias
- Uma semana - Mais de uma semana
1.3) Seu “FAMILIAR PROBLEMA” tem sido violento:
- Verbalmente - Fisicamente, com os móveis da casa
- Fisicamente, com os irmãos ou irmãs - Fisicamente, com você e seu cônjuge
- Fisicamente, com outras pessoas e vizinhos - Na escola
- Com a polícia
2) NA ESCOLA E / OU TRABALHO seu “FAMILIAR PROBLEMA”
- Chega tarde. - Tem faltado.
- Sai antes do término. - Tem sido suspenso.
- Você foi notificado da existência de problemas.
3) QUANTO A LEI E A ORDEM seu “FAMILIAR PROBLEMA"
- Recebeu intimações ou foi parar na delegacia. - Recebeu multas.
- Sofreu acidentes. - Foi acusado de comportamentos inaceitáveis.
- Teve incidentes com bebidas ou outras drogas.
Av. Borges de Medeiros 453, Conj. 113, Porto Alegre, RS, (51) 3225-2768 www.apaex.com.br amorexigente@apaex.com.br Página: 6 de 9
Produção: Cláudio N. Lugo e Arlete C. Lugo baseado nos cursos, palestras e bibliografia oficiais da FEAE mais as fontes citadas.
AMOREXIGENTE
8o Princípio Básico do Amor-Exigente
A CRISE
A P A E X
Ass.Portoalegrense
de Amor-Exigente
CÁLCULO PARA FAZER A AVALIAÇÃO DA CRISE - Leia o que você preencheu:
Quantos itens você assinalou SIM? _________________________________
Você está satisfeito com a vida que está levando? _________________
• Dois itens na categoria casa;
• Dois itens na categoria trabalho-escola;
• Um item na categoria lei e ordem.
Não se sinta mal. Fique Bravo! E use essa energia para uma mudança construtiva!
META: COMPARE O SEU PROGRESSO SEMANALMENTE
• Em relação á última vez em que você respondeu a este questionário, o número de itens assinalados aumentou ou diminuiu?
• Você está satisfeito com o desenrolar dos acontecimentos na sua vida familiar?
• Você está em crise agora?
MODIFIQUE SEU COMPORTAMENTO SEMANALMENTE
- COMO VOCÊ AGE (OU REAGE) É RESPONSABILIDADE SUA -
É escolha sua: • Responder é uma reação.
• Bater é uma reação.
• Gritar é uma reação.
• Chorar é uma reação.
• Olhar tristemente é uma reação.
• Ficar calado é uma reação.
- COMO SEU “FAMILIAR PROBLEMA” REAGE É RESPONSABILIDADE DELE -
Ele poderá: • Perguntar se você está zangado:
• Perguntar se teve um dia difícil;
• Gritar com você
• Ficar de mau humor;
• Embebedar-se;
• Quebrar alguma coisa;
• Desculpar-se;
• Sair de casa batendo a porta;
• Drogar-se.
SE VOCË REAGE SEMPRE DO MESMO MODO, SEU “FAMILIAR PROBLEMA”
SABERÁ QUAL O BOTÃO APERTAR PARA CONSEGUIR O QUE QUER.
MUDE SEU COMPORTAMENTO!
• Se costuma gritar, fique calado.
• Se costuma ficar calado, grite.
• Se costuma envolver-se emocionalmente, desligue-se.
• Se costuma ficar indiferente, questione, opine e comprometa-se.
• Se costuma deixar-se levar pelos outros, siga suas próprias idéias.
• Se costuma cuidar somente dos outros, cuide mais de você mesmo.
Sua crise está sendo construída.
Se o resultado for maior, você já está em crise.
Av. Borges de Medeiros 453, Conj. 113, Porto Alegre, RS, (51) 3225-2768 www.apaex.com.br amorexigente@apaex.com.br Página: 7 de 9
Produção: Cláudio N. Lugo e Arlete C. Lugo baseado nos cursos, palestras e bibliografia oficiais da FEAE mais as fontes citadas.
AMOREXIGENTE
8o Princípio Básico do Amor-Exigente
A CRISE
A P A E X
Ass.Portoalegrense
de Amor-Exigente
RECADOS DE SEU FAMILIAR
Para você acertar na administração das CRISES
1. NÃO ME ESTRAGUE. Sei perfeitamente que não devo ter tudo o que quero. Estou apenas testando você.
2. NÃO TENHA MEDO DE SER FIRME COMIGO. Prefiro assim, para me sentir mais seguro amanhã.
3. NÃO ME DEIXE ADQUIRIR MAUS HÁBITOS. Tenho que contar com você para eliminá-los desde as primeiras vezes.
4. NÃO ME FAÇA SENTIR MENOR DO QUE SOU. Isto só fará com que me comporte como "Grande" ridículo.
5. NÃO ME CORRIJA COM ASPEREZA DIANTE DOS OUTROS. A repreensão será mais proveitosa se for feita calmamente em particular.
6. NÃO ME FAÇA SENTIR QUE AS MINHAS FALTAS SÃO PECADOS IMPERDOÁVEIS. Isto subverte meu senso de valores.
7. NÃO ME PROTEJA DAS CONSEQUÊNCIAS. É bom, de vez em quando, eu aprender sofrendo na própria pele.
8. NÃO SE SINTA CHOCADO QUANDO DIGO. “ODEIO VOCÊ!” No fundo, não é a você que eu odeio, mas sim ao seu poder de me contrariar.
9. NÃO LIGUE MUITO PARA CERTAS DORZINHAS DE QUE ÀS VEZES ME QUEIXO. Quase sempre não passam de um truque para conseguir a atenção de que preciso.
10. NÃO SEJA IMPLICANTE COMIGO. Do contrário, para me proteger serei obrigado a parecer surdo às suas reclamações.
11. NÃO SE ESQUEÇA DE QUE NÃO SEI AINDA EXPRIMIR-ME TÃO BEM QUANTO DESEJARIA. Este é motivo por que nem sempre sou muito exato em minhas explicações.
12. NÃO FAÇA PROMESSAS IRREFLETIDAS. Lembre-se de que fico tremendamente frustrado quando uma promessa não é cumprida.
13. NÃO AVALIE MUITO MEU GRAU DE HONESTIDADE. Isto facilmente me assusta, a ponto de me levar a dizer mentiras.
14. NÃO SEJA INCOERENTE. Isto cria em mim uma confusão tal, que me faz perder a fé em você.
15. NÃO ME DIGA NUNCA QUE MEUS MEDOS SÃO BOBAGENS. Para mim, eles são terrivelmente reais, e você contribuirá muito para me dar segurança se tentar entendê-los.
16. NÃO DESCONVERSE QUANDO FAÇO PERGUNTAS. Senão eu paro de perguntar-lhe as coisas, e você vai descobrir que agora busco minhas respostas em outros lugares.
17. NÃO QUEIRA PARECER NUNCA PERFEITO OU INFALÍVEL. Para mim será um choque forte demais descobrir que você não é nenhuma das duas coisas.
18. NÃO PENSE JAMAIS QUE CAIRÁ DO PEDESTAL DE SUA DIGNIDADE PERANTE MIM, SE TIVER QUE ME PEDIR DESCULPAS. Saiba que uma desculpa honesta só faz aumentar minha admiração por você e a atmosfera de intimidade.
Av. Borges de Medeiros 453, Conj. 113, Porto Alegre, RS, (51) 3225-2768 www.apaex.com.br amorexigente@apaex.com.br Página: 8 de 9
Produção: Cláudio N. Lugo e Arlete C. Lugo baseado nos cursos, palestras e bibliografia oficiais da FEAE mais as fontes citadas.
AMOREXIGENTE
8o Princípio Básico do Amor-Exigente
A CRISE
A P A E X
Ass.Portoalegrense
de Amor-Exigente
Reflexões para a 3° Semana Enfoque: "A Sociedade"
A "sua" Sociedade é o conjunto dos meios de comunicação, das entidades, organizações, ambientes e pessoas externas à sua casa com os quais você interage, mantém contatos, relações e vínculos. Tudo aquilo que influencia o seu modo de pensar e agir e, ou, pode ser influenciado por ele.
1) Lembre-se de um caso real em que algo deveria ser feito por você. Você percebia que algo à sua volta, que o atingia e que era da sua conta, não estava bom, estava incompleto, prejudica-va-lhe ou prejudicava a terceiros. Quanto tempo demorou para iniciar (de fato) o que tinha que ser feito? E conseguiu fazê-lo bem, até o final, como devia?
2) Qual foi seu primeiro sentimento diante da necessidade de tomar uma atitude?
3) Como ele influiu na sua vontade e energia para começar agir? Ele apressou, ajudou, atra-palhou ou impediu a A CRISE? É assim, em todas situações?
4) Em função disto, defina como meta pessoal a escolha e repetição diária de pensamentos mais positivos a respeito de você mesmo visando estar preparado para agir a qualquer momento, se necessário.
O QUE FAZER AO DESCOBRIR QUE UM FAMILIAR ABUSA DE DROGAS
1 - Não Dramatize o Fato: Seja realista e objetivo. Converse e informe os responsáveis.
2 - Comprove: Observe minuciosamente os comportamentos do familiar e sua turma.
3 - Não Culpe: Nem a si, nem aos pais, nem a ninguém. Lamúrias, autopiedade, recrimina-ções, agressividade e violência só pioram o quadro e impedem a ação correta. É uma doença soci-al e epidêmica. Não existe vacina. Você nunca ofereceu droga a ele.
4 - Não Estigmatize: Não o chame de maconheiro, drogado, marginal, delinqüente, ovelha ne-gra, vergonha da família. Isto vai empurrá-lo mais rápido para a drogadicção.
5 - Busque Ajuda Imediata: Procure o apoio de um grupo de ajuda-mútua para famílias como o AMOR-EXIGENTE ou busque orientação técnica com psicólogos e psiquiatras que tenham se especializado em drogadicção. Informe-se e aprenda sobre esta doença. Não espere que o pro-blema se agrave.
6 - Converse com ele: Calmo e franco, coloque-o à vontade para falar a verdade. Depois de varias conversas ele até poderá lhe confiar quais drogas e o quanto usa. Não faça sermão.
7 - Vença seus Preconceitos: Nada de segredo, coloque familiares e amigos a par do problema. Solicite ajuda de todos na forma de cooperação e comportamentos adequados. Isto é, não sendo cúmplices, dificultando a obtenção de drogas e impondo limites saudáveis.
8 - Apóie seu Familiar: Tenha humildade, ele não é o único doente da família. Todos tem que se unir e participar do programa terapêutico. Não lhe ofereça só médico e tratamentos. Mostre que seus maiores amigos sempre estiveram dentro de casa. Amigos! Não cúmplices.
9 – Dê Amor Responsável: Entendimento, atenção, diálogo, ocupação, informação, orienta-ção, disciplina e espiritualidade, dentro dos tradicionais valores de Moralidade e Ética, são as mai-ores armas para combater a drogadicção. Use-as! Seja modelo!
NÃO ESQUEÇA ESTAS VERDADE SOBRE A DROGADICÇÃO
É uma doença primária, progressiva, de prognóstico incerto, com características epidêmi-cas, que atinge o indivíduo causando-lhe danos mentais (psíquicos), físicos, sociais e espirituais.
É uma doença que compromete o desempenho bio-psico-sócio-espiritual da pessoa.
Av. Borges de Medeiros 453, Conj. 113, Porto Alegre, RS, (51) 3225-2768 www.apaex.com.br amorexigente@apaex.com.br Página: 9 de 9
Produção: Cláudio N. Lugo e Arlete C. Lugo baseado nos cursos, palestras e bibliografia oficiais da FEAE mais as fontes citadas.
AMOREXIGENTE
8o Princípio Básico do Amor-Exigente
A CRISE
A P A E X
Ass.Portoalegrense
de Amor-Exigente
Não tem cura, mas tem recuperação. A qual começa com a abstinência total.
Não é um flagelo, contra o qual a humanidade nada pode fazer. É uma epidemia que se propaga de uma pessoa para outra através de comportamentos imitados. Pode e deve ser contro-lada e erradicada pela família, escola e sociedade.
O Dependente de Drogas, no início, busca o prazer. Depois, busca na droga apenas o alí-vio do sofrimento que lhe causam: 1°) A falta da droga e 2°) A incapacidade para suportar sua au-todestruição de “cara limpa”. Usa para escapar da ansiedade e da angústia da frustração.
A vacina contra ela é amar a si próprio, sentir-se feliz e viver com qualidade de vida.
Sentir-se PERTENCIDO, VALORIZADO, AMADO e AUTÔNOMO. Ser capaz de ESCOLHER e de dizer NÃO à massificação, ao consumismo, à corrupção dos bons valores humanos.
A família de dependente químico também é afetada pelo problema e precisa de apoio.
8o Princípio Ético Familiar e Institucional do Amor-Exigente:
Manter o caráter cooperativo e solidário do grupo familiar, e o caráter leigo e voluntário do Grupo de Apoio de Amor-Exigente.
- PROTEGER A FAMÍLIA E O GRUPO DE AMOR-EXIGENTE
Preservar da corrupção os valores que fazem destas instituições uma ex-traordinária rede de apoio e orientação. Educar para servir com alegria e gratui-dade, visar o bem comum, ser responsável por si e pela comunidade que faz parte e buscar no amor a gratificação pelo trabalho realizado.
- NÃO EXISTE “PROFISSIONAL DE A.E.”
Existe apenas aquela pessoa que estudou mais, que conhece mais deta-lhes, que vive a proposta mais coerentemente e é um bom exemplo, que é comprometida com a causa e que é um líder.
- NÃO ELITIZAR A METODOLOGIA: PRESERVAR A SIMPLICIDADE
Manter a metodologia do A-E ao alcance de todos, independente da es-colaridade e da classe socioeconômica a que pertençam, apoiando-se no tripé:
a) Princípios Básicos de Reflexão e Ação + Princípios Éticos: Estrutura para organizar o pensamento e avaliar adequadamente problemas e soluções.
b) Grupo de Apoio: Hora e local para ouvir e ser ouvido, confrontar-se com a realidade, obter informação, entusiasmo e esperança, receber e dar apoio.
c) Espiritualidade: Perceber sinais de Deus dentro de si, dos outros e na na-tureza. Querer ser melhor, a cada dia, para si e para o mundo.
Durante o horário da reunião do Grupo de Apoio de Amor-Exigente não utilizar técnicas nem serviços de profissionais. Fora dali cada um tem o direito de procurar ajuda e tratamento onde lhe for possível.
- ASSEGURAR A “GRATUIDADE” DO PROGRAMA
Assegurar a auto-sustentação do Grupo de Apoio e do Movimento atra-vés da conscientização, respeitando a capacidade individual de contribuir, e não da cobrança compulsória obrigatória. O A-E não cobra, mas tem custos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário