sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Seminário Estadual irá discutir alternativas à cultura do fumo








O fumo é responsável por mais de 200 mil mortes por ano no Brasil e, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é considerado a principal causa de morte evitável no mundo. Os malefícios do tabagismo e as alternativas aos produtores estarão em discussão no 25º Seminário Estadual de Alternativas à Cultura do Fumo, que será realizado em 15 de agosto, no Centro de Referência de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter, em Santa Maria.
O evento terá início às 8h30min, com entrada gratuita a todos os interessados. Paralelo ao seminário ocorre uma edição especial do Feirão Colonial, entre 7h e 15h. Ao meio-dia será oferecido almoço no local, no valor de R$ 10,00.
O evento é promovido pela Arquidiocese de Santa Maria; Projeto Esperança/Cooesperança; dioceses de Cachoeira do Sul, Santa Cruz do Sul, Santo Ângelo e Cruz Alta; Cáritas RS e Comissão Pastoral da Terra (CPT/RS).
O tema desta 25ª edição será “Alimentos Saudáveis, segurança e soberania alimentar, pão justiça e solidariedade para toda a família humana”. O lema será “Que bom que você não fuma”.
- O seminário é um projeto iniciado por Dom Ivo Lorscheiter. É uma proposta que se preocupa tanto com a vida do fumicultor quanto com a do consumidor - explica irmã Lourdes Dill, coordenadora do Projeto Esperança/Cooesperança.
Durante o evento, serão presenteados com um troféu simbólico 25 pessoas que pararam de fumar. Também terão destaque os produtores que deixaram de plantar fumo.
- Os agricultores não têm culpa pelas mortes provenientes do fumo. A culpa é das fumageiras que colocam agrotóxicos e outras porcarias no produto - afirma irmã Lourdes.
Programação
7h - Início da Comercialização Direta no local (Feirão Colonial).
7h30min - Acolhida das Caravanas do 25º Seminário.
8h - Confraternização e Degustação dos Produtos da Agricultura Familiar e das Alternativas à Cultura do Fumo no local Feirão Colonial.
8h30min - Mística de Abertura do 25º Seminário sob coordenação: Equipe da CPT de Santa Cruz do Sul e Escola dos Jovens Rurais; Memória histórica e linha do tempo dos seminários de alternativas à cultura do fumo.
9h - Solenidade de Abertura Oficial com os representantes das dioceses promotoras, Cáritas RS, CPT/RS, outras entidades e participantes.
9h45min - Painel:
1º - Contextualização dos 25 Seminários - Irmã Lourdes Dill - Projeto Esperança/Cooesperança - Santa Maria
2º - Os Malefícios do Tabaco, Agrotóxicos e os Transgênicos - Leonardo Melgarejo - Associação de Proteção ao Ambiente (Agapan), Porto Alegre
3º - Convenção Quadro - 1º Acordo Mundial de Saúde Pública - Drª Tânia Cavalcante e Érica Cavalcanti - INCA/CONICQ - Rio de Janeiro/RJ
4º - Anvisa e o Controle dos Produtos Derivados do Tabaco - Brasília/DF
5º - Relato da Experiência com Alternativas à Cultura do Fumo - Guardiões das Sementes Crioulas de Ibarama, Diocese de Cachoeira do Sul
12h15min - Almoço de confraternização
13h - Espaço Cultura (Antonio Gringo e Regina Dellagerisi) e apresentação das Crianças do Projeto Madre Francisca (teatro e violão)
14h - Fila do Povo com os depoimentos:
- Ex-plantadores de Fumo
- Ex-fumantes
- Não fumantes (Não queremos ser fumantes passivos)
- Ex-dependentes químicos
15h - Entrega dos Troféus a Ex-fumantes
- Regina Dellagerisi
- Begair do Carmo Flores
- José Carlos Peranconi
- Entrega de Certificados aos Ex-fumantes
- Homenagem aos 40 anos da Comissão Pastoral da Terra (CPT)
15h15min - Início da Caminha de Peregrinação ao Túmulo de Dom Ivo Lorscheiter, Cripta do Santuário-Basílica de Nossa Senhora Medianeira, s/n.
 15h30min - Espaço de Oração e Homenagem Póstuma a Dom Ivo Lorscheiter, Profeta Gigante da Esperança e agora Cidadão Do Céu. Animação: Antonio Gringo, Regina Dellagerisi e irmã Lourdes Dill.


Maiquel Rosauro
Assessor de imprensa 22ª Feicoop

11ª Feira Latino Americana de Economia Solidária

Um comentário: