sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Os Pais são gente - 2º Princípio do Amor Exigente - 3ª semana: Comunidade



OS PAIS SÃO HUMANOS, SÃO APENAS PAIS.  NÃO SE TORNAM PERFEITOS AO SE TORNAREM PAIS”.    APRENDEMOS COM NOSSOS ERROS E ACERTOS

=>  Faça esta pergunta para você mesmo: PARA QUE isso está acontecendo comigo?  O que tenho de
aprender com ele?                               E não: POR QUE isso  está acontecendo comigo?

Ø      Este é o princípio que nos leva a nós mesmos, que derruba mitos e fantasias que nós ou os outros criaram a nosso próprio respeito. É o princípio que nos liberta.
Ø      Somos gente, não super-homens, podemos falhar e errar com responsabilidade e sem culpa.
Ø      Não dá para resolver tudo nem controlar tudo, temos limites.
Ø      Nós também temos problemas quando queremos ser um pouco super-heróis, um pouco deuses.              Lembrem-se, é fácil passarmos de pais heróis a pais otários.
Ø      A sociedade criou uma expectativa de que ser um bom educador é não errar, e nós, em estado de permanente insanidade, buscamos essa perfeição, vivendo permanentemente frustrados, pois não a alcançamos. Ser um bom no que fazemos é buscar com verdade, errar menos. Quantas vezes nos deparamos com situações em que não sabemos o que fazer, o que responder?
Afinal, somos humanos!!
Ø      Este princípio nos permite sonhar, resgatar a felicidade, nos permite aprender, nos propicia a tranqüilidade para receber críticas e questionamentos como pais. Assim podemos mostrar aos filhos que é possível ser falho e limitado, mas ao mesmo tempo crescer e ser feliz.
Ø      Ao admitir que somos humanos permitimos que os filhos possam também assumir a sua humanidade, libertos das prisões das aparências, da dupla personalidade e da mentira.
Ø      Ser gente nos dá o direito de buscar momentos de silêncio, tranqüilidade, privacidade, simplicidade, lazer, realização pessoal, sonhar, etc.
Ø      Há o aspecto do casal: Os cônjuges também são gente, também passam por momentos de desânimo, cansaço, tristeza, desilusão, dor, angústia, medo, insegurança, incerteza. Afinal, marido e mulher também são humanos. Precisam aceitar-se assim mutuamente e cooperar.
Ø      Normalmente o parceiro é ótimo quando faz tudo o que o outro quer.       O parceiro não é um carrinho de controle remoto, ele tem uma individualidade que aspira, no mínimo, ao respeito. Tem o direito de sonhar, de ser feliz, de buscar a sua auto-realização. A realização dos seus talentos e de sua individualidade.

Ø      O ser humano tem como maior vocação a felicidade. Tem o direito de buscar o justo prazer com qualidade de vida, tem o direito de buscar a sua realização.



3 a  semana:  O enfoque é o exterior:  A COMUNIDADE  ,   “A Sociedade”
A “sua Sociedade” é o conjunto dos meios de comunicação, dos  ambientes e pessoas externas à sua casa com os quais mantém contatos, relações, vínculos e interações. Tudo aquilo que influencia seu modo de pensar e agir e, ou, que pode ser influenciado por ele.

Você percebe que todas as pessoas da sociedade também são gente como você?  Explique como, em que situações isto fica claro, ou porque percebe isto.
Você consegue perceber a personalidade, o caráter, os sentimentos e as dificuldades dessas pessoas quando no exercício dos seus papéis sociais? Cite um exemplo real.
Para que tem usado isto?   Defender-se delas?  Levar vantagem sobre elas?  Ajudá-las a exercer seu papel de modo mais humano?  Para que?  Exemplifique.

O que fazer para melhorar a qualidade do relacionamento entre as pessoas da sua sociedade?  Dê uma sugestão.
( CASA - Centro de Apoio Social ao Adolescente
R. Antônio Ostrenski, 194 - Centro, Apucarana - PR, 86800-200, Brasil)

4 comentários:

  1. Perfeito esta de pais humanos e pais otários,uma reflexão e tanto.

    ResponderExcluir
  2. Um encanto, muito consciente.
    Deisi.

    ResponderExcluir
  3. Adorei saber que não somos controle remoto para filhos e companheiras. Muito bom, outro dia vi no grupo o silêncio de um homem. Que sofrimento e que mulher mandona.
    Bom dia.

    ResponderExcluir
  4. O ser humano tem como maior vocação a felicidade. Tem o direito de buscar o justo prazer com qualidade de vida, tem o direito de buscar a sua realização. TUDO ISTO APRENDI NO AMOR EXIGENTE, me reconheci gente.
    Olga.

    ResponderExcluir