sexta-feira, 22 de julho de 2016

7º PRINCIPIO – TOMADA DE ATITUDE



3ª SEMANA – “A SOCIEDADE”

A “sua” sociedade é o conjunto dos meios de comunicação, das entidades, organizações, ambientes e pessoas externas a sua casa com os quais você interage, mantém contatos relações e vínculos. Tudo aquilo que influencia o seu modo de pensar e agir ou que pode ser influenciado por ele.

             A dependência química como ciência vem sendo estudada há pouco tempo. Ainda não existe o tratamento infalível. O que se sabe é que para ser eficaz, um tratamento para dependência química depende também do grau de aderência (comprometimento do paciente em segui-lo) e das condições bio-psico-sócio-espirituais da pessoa para responder aquela proposta.

             A prática tem mostrado que aquilo que dá certo para alguns, não deu certo para outros. Noutros casos, uma proposta que não deu certo no passado, hoje está dando certo para a mesma pessoa.

             O que sabemos é que todas as pessoas podem se beneficiar muito com a proposta do Amor- Exigente, principalmente porque é de custo zero, respeita as condições de resposta de cada pessoa e está sempre apoiando as mudanças e atitudes que a pessoa entender serem boas para ela própria, sem obrigar, apenas incentivando o autoconhecimento, o estudo e a criatividade.

             A finalidade do Grupo de Apoio do AE é prestar um serviço às pessoas que fazem parte de suas reuniões. O objetivo de sua ação  é assegurar a seus membros a disponibilidade de um “processo de mudança” do qual eles possam se servir para alcançar eles próprios, a melhoria da qualidade da sua  vida e a solução dos problemas que as trouxeram até o Grupo. Além disso, disponibilizar informações, opções e orientações sobre sua prática e uso.

             Revendo nosso princípio “Tomada de Atitude”, devo fazer um exame de consciência em relação a minha atuação:

– Estou  tendo coragem para enxergar os comportamentos errados?

– Acho mais cômodo nada fazer para não me incomodar?

– Penso que o problema do meu especial é só da alçada de Deus?

– Acho que com o tempo tudo se corrige sem maiores conseqüências?

             Se, em alguns desses poucos exemplos respondi positivo… Preciso tomar atitudes comigo mesmo! Preciso ter coragem para redirecionar o rumo:

– Medir o tamanho da mudança que quero fazer. Respeito à individualidade.

– Tranquilidade e clareza quanto ao que quero que mude.

– Firmeza, não voltar atrás e não desistir da minha exigência com o passar do tempo

– Resistir ao medo de errar e ao medo das ameaças e do barulho que o Especial vai criar.

– Mostrar-lhe sua realidade atual. Qual será seu fim se continuar nesse caminho.

– Não desqualificá-lo. Dar-lhe Esperança. Ele ainda tem dons e valores pessoais bons.

– Incentivá-lo a refletir sobre seu futuro familiar, social, econômico e a visualizar a importância da sua vida. (http://fsjsaoborja.com.br/?page_id=583)

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário