sexta-feira, 2 de setembro de 2016

GRUPO DE APOIO.Celso Garrefa



Uma característica comum na maioria das famílias, mediante a constatação de que um de seus membros está fazendo uso abusivo ou tornou-se dependente de substâncias entorpecentes é o desejo de ajudá-lo a se livrar da situação, entretanto, não basta querer ajudar, é preciso saber ajudar e na busca desse saber torna-se fundamental a procura por um grupo de apoio e orientação.
É comum enxergarmos o problema do alcoolismo ou da dependência química como algo distante de nós, que só acontece na casa dos outros, e de repente muitos de nós acabamos surpreendidos por algum familiar mergulhado na dependência. Como nunca imaginávamos que isso também poderia acontecer tão próximo a nós, perdemos o chão e sentimo-nos perdidos.
Sentimentos como culpa, medo e vergonha nos fazem retrair e buscar o isolamento, no entanto, essa é a pior das decisões, pois o que mais precisamos neste momento é de ajuda, de apoio e de orientação. Sozinhos perdemos forças e sentimo-nos perdidos, assim, nos tornamos alvo de fácil manipulação, passíveis de chantagens e não raro, adoecemos.
Precisamos lutar contra esses sentimentos negativos e para tanto precisamos adotar uma atitude de coragem, sair em busca de ajuda e procurar por um grupo de apoio e orientação.
Sozinhos enfrentamos o medo, os problemas, os desgastes, além do preconceito de muitos. Assistimos o afastamento de pessoas amigas ou familiares e não sabemos mais a quem recorrer. Ouvimos tantos conselhos, alguns bem intencionados, mas a maioria deles vinda de pessoas despreparadas que só fazem aumentar o nosso sentimento de culpa.
Os grupos de apoio do programa Amor-Exigente não possuem uma receita pronta, não apresenta soluções mágicas e nem promete milagres, mas ao chegarmos ao grupo, percebemos desde o primeiro instante que não estamos mais sozinhos. No grupo percebemos que ali é um local onde falamos e somos ouvidos com respeito, sem acusações, sem preconceitos, independente de religião, de classe social, de nível cultural. Sentimos segurança para expor nossos problemas, considerando o caráter sigiloso com que o grupo trabalha.
As trocas de experiências no grupo de apoio, norteados pelos seus princípios básicos e éticos potencializam a nossa capacidade de enfrentamento do problema. A partir da participação no grupo começamos a recuperar a esperança perdida na medida em que acompanhamos outras experiências de sucesso.  Aprendemos a agir com equilíbrio ao invés de só falar. Com a ajuda do grupo de apoio traçamos metas para alcançarmos objetivos.
É importante salientar que para o sucesso do grupo de apoio é preciso que sejamos perseverantes e que vivenciamos os princípios do programa em nosso dia-a-dia. Costumo comparar os trabalhos de um grupo de apoio à fase de crescimento de nossos filhos. Quem tem filho pequeno e o acompanha todos os dias, não se dá conta do quanto ele está crescendo. Quando encontram pessoas que não o vê a um determinado tempo, logo se ouve: - “Nossa como ele cresceu”! Assim também é com o grupo de apoio. Desde as primeiras reuniões experimentamos mudanças positivas na busca da solução, entretanto a ansiedade em solucionar rapidamente o problema faz com que muitos se afastem, preferindo o isolamento. Aos que permanecem é surpreendente os resultados alcançados.
Os grupos de apoio nos possibilitam lidar com um problema de grande complexidade de forma assertiva e orientada, amplia nossa visão de mundo, potencializa nossa capacidade de enfrentamento dos desafios e nos devolve a esperança de retomar os rumos de nossa vida e de nossa família. 


Texto de Celso Garrefa elaborado com base no 9º princípio do Programa Amor-Exigente
Material auxiliar:




Um comentário: