Ela é o grupo de apoio, a escola, os vizinhos, o condomínio, o clube, a empresa, a paróquia, a entidade filantrópica, a comunidade terapêutica onde meu filho está internado, etc..
-
Como cooperar com minha comunidade?
-
Como cooperar com uma entidade que precisa ser ajudada?
-
O que fazer, que eu ainda não faço?
-
O que deixar de fazer, que estou fazendo errado, inadequado ou demais?
-
COMO COOPERAR:
-
Um quilo de determinação vale mais que uma tonelada de sorte. O começo é a parte mais importante de uma obra, porque ele significa mais que a metade do todo.
-
O elemento essencial para a felicidade nesta vida é ter algo para fazer, algo para amar e algo para confiar. Pensar para acertar e agir para vencer. Se falhar lembre-se de que a neve e as tempestades matam as flores, mas nada podem fazer contra as sementes.
-
A filosofia do “não posso” tem sido a causa principal de muitas ruínas. A confiança e cooperação são a chave mágica do êxito; com certeza o homem não teria obtido o possível se não tivesse lutado vez ou outra para alcançar o impossível. E muitas vezes, mesmo sabendo que era “impossível” foram lá e fizeram.
-
Não estranhe a adversidade. Só são criticadas as pessoas que tem algum valor. Promova a tolerância e aceitação entre os diferentes, estabelecendo relações harmônicas dentro do grupo, evitando facções e radicalismos.
-
As pessoas aprendem com a cooperação, a se expressar de modo apropriado, pois levam em consideração as necessidades de respeito e consideração ao próximo. Aprendem a discordar sem ser agressivo, encontrar solução adequada ao grupo sem priorizar necessidades individuais: ao surgirem problemas e dificuldades dão-se as mãos.
-
Quando cada um pensa no todo e nas formas como fortalecer as relações, visando ao crescimento geral, está vivendo uma relação de amor baseada, na fé, na esperança e não no egocentrismo.
-
Buscar a “união possível” e o comprometimento de todos em torno de objetivo comum bem negociado. Abrir mão do “ótimo” sem acordo pelo “possível” realizável, útil e benéfico para todos.
-
Entusiasmar o grupo a agir mais, com perseverança, e discutir menos. Assumir para si uma parte do esforço comum.
LEMBRE-SE: PEQUENAS GOTAS DE ÁGUA, PEQUENOS GRÃOS DE AREIA JUNTOS FAZEM O GRANDE OCEANO E A APRAZÍVEL TERRA. ASSIM OS PEQUENOS MINUTOS, POR MUITO HUMILDES QUE SEJAM, FAZEM O TEMPO, IMENSO DA ETERNIDADE, APROVEITE-OS.
(Fonte: http://fsjsaoborja.com.br/?page_id=615)
Muito bom. Bom dia.
ResponderExcluir