quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

RECORDANDO A TERRA SANTA. Selvino Antonio Malfatti



                            Início - Aeroporto Internacional Salgado Filho -Porto Alegre


Em 2010, minha esposa e eu, tivemos a oportunidade de participar de um grupo que visitou a Terra Santa.
Como já estamos em clima natalino resolvi socializar alguns lugares da infância e juventude de Jesus. São fotos tiradas por nós que agora compartilhamos com os amigos.
Antes de tudo queremos parabenizar as autoridades e o povo de Israel pela acolhida e o pelo excelente estado destes lugares. É uma alegria imensa poder visitar um a um os locais sagrados pois revelam o cuidado, o respeito e a devoção que os cerca. Digo isto por que fora de Israel nem sempre acontece o mesmo.

1. NAZARÉ, BASÍLICA DA ANUNCIAÇÃO

Na visita passeio pelas instalações do Kibutz para conhecer este estilo de vida. Saída para o Monte das Bem-aventuranças, lugar do sermão da Montanha e depois a TABGHA, lugar do milagre da multiplicação dos pães e dos peixes. Segue-se para CAFARNAUM para visitar a antiga Sinagoga e a casa de São Pedro. Pela tarde, visita a Yardenit, sobre o rio Jordão, lugar tradicional do Batismo de Jesus. À tarde, saída para NAZARÉ e visita à Basílica da Anunciação, a carpintaria de São José e a Fonte da Virgem.

“ No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um homem que se chamava José, da casa de Davi e o nome da virgem era Maria. Entrando, o anjo disse-lhe: Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo. Perturbou-se ela com estas palavras e pôs-se a pensar no que significaria semelhante saudação. O anjo disse-lhe: Não temas, Maria, pois encontraste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus. Ele será grande e chamar-se-á Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi; e reinará eternamente na casa de Jacó, o seu reino não terá fim.” (Lc, 1, 26)





2. BELÉM, ENTRADA PARA O RECINTO

Para Belém visita a Basílica da Natividade, a Gruta de São Jerônimo e a Igreja de Santa Catarina.
“Assim, José também foi da cidade de Nazaré da Galileia para a Judeia, para Belém, cidade de Davi, porque pertencia à casa e à linhagem de Davi. Ele foi a fim de alistar-se, com Maria, que lhe estava prometida em casamento e esperava um filho. Enquanto estavam lá, chegou o tempo de nascer, ela deu à luz o seu primogênito. Envolveu-o em panos e o colocou numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria. (Lc, 2)

Entrada para visita da Gruta





ACESSO À CATEDRAL DA NATIVIDADE 




INTERIOR DA CATEDRAL



LOCAL EXATO ONDE NASCEU JESUS



3. RIO JORDÃOlocal onde Jesus foi batizado POR JOÃO BATISTA. 
Cada dia centenas de cristãos vem fazer o batismo mútuo entre os membros do grupo.

Após o passeio pelas instalações do Kibutz para conhecer este estilo de vida, saimos para o Monte das Bem-aventuranças, lugar do sermão da Montanha e depois a TABGHA, lugar do milagre da multiplicação dos pães e dos peixes. Segue-se para CAFARNAUM para visitar a antiga Sinagoga e a casa de São Pedro. Pela tarde, visita a Yardenit, sobre o rio Jordão, lugar tradicional do Batismo de Jesus. À tarde, saída para NAZARÉ e visita da Basílica da Anunciação, a carpintaria de São José e a Fonte da Virgem.

“Então Jesus veio da Galileia ao Jordão para ser batizado por João. João, porém, tentou impedi-lo, dizendo:  "Eu preciso ser batizado por ti, e tu vens a mim? Respondeu Jesus: "Deixe assim por enquanto; convém que assim façamos, para cumprir toda a justiça". E João concordou. Assim que Jesus foi batizado, saiu da água. Naquele momento os céus se abriram, e ele viu o Espírito de Deus descendo como pomba e pousando sobre ele. Então uma voz dos céus disse: "Este é o meu Filho amado, em quem me agrado".(Mt 3,13”

Recebendo o Batismo pelas mãos de minha esposa em seguida ela foi batizada por mim.







4. CARPINTARIA DE JOSÉ DE NAZARÉ
 A carpintaria ficava no subsolo para ter um clima mais ameno, pois no deserto é muito quente de dia.
Viajamos para NAZARÉ e visitamos a Basílica da Anunciação, a carpintaria de São José e a Fonte da Virgem. Saída pelo vale do Jordão rodeando Jericó.

“José,seu marido; era justo. Não queria denunciar Maria, e pensava em deixá-Ia, sem ninguém saber. Enquanto José pensava nisso, o Anjo do Senhor lhe apareceu em sonho,' e disse: "José, filho de Davi, não tenha medo de receber Maria como esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, e você lhe dará o nome de Jesus, pois  ele vai salvar o seu povo dos seus pecados” (Mt, 1,19)







Aproveitando o ensejo desejamos um  FELIZ NATAL à Família Amor Exigente da Região de Santa Maria e a todos os que nos visitarem.
F E L I Z  N A T A L

10 comentários:

  1. Beleza, gostei muito, agradeço. Feliz Natal com sua família.
    Rita- grupo Fatima.

    ResponderExcluir
  2. Show de informações, não conhecia toda esta beleza, muito
    bonito tudo. Bom Natal.
    Carlos.

    ResponderExcluir
  3. Ficaram muito lindas suas fotos, digo perfeitas.
    Bom dia.

    ResponderExcluir
  4. RES: Recordando a Terra Santa
    VH
    Vitor Hugo


    Responder|
    Hoje, 13:55
    Pe. Vitor Hugo
    FELIZ E ABENÇOADO NATAL. VIVA O ANIVERSARIANTE

    ResponderExcluir
  5. maravilhoso este passeio.
    Feliz Natal.

    ResponderExcluir
  6. Lindas fotos.
    Feliz Natal.

    ResponderExcluir
  7. Um ótimo Natal com CRISTO.
    Belas fotos.

    ResponderExcluir
  8. Lindíssimas fotos, que graça viver e andar nestes lugares sagrados. Parabéns e feliz NATAL.
    Jaci.

    ResponderExcluir
  9. Feliz Natal.
    2017 de saúde e muitas alegrias.

    ResponderExcluir
  10. Que beleza de passeio, é uma graça caminhar nestes lugares. Que a vida de vocês seja um eterno Natal.
    Feliz ano novo.
    Gessi.

    ResponderExcluir