sexta-feira, 23 de outubro de 2015

ESPIRITUALIDADE - COOPERAÇÃO - 10º PRINCÍPIO AE.


PELA VOSSA COOPERAÇÃO NO EVANGELHO. Paulo se regozija na presença de Deus pela vida de cada um daqueles que faziam parte da comunidade cristã na cidade de Filipo. E dar muitas graças a Deus sempre que se lembrava de como foi bem recebido como missionário do reino de Cristo naquele lugar por aqueles que se converteram ao cristianismo. Como também neste ponto reconhece a forma como os seus filhos e filhas na fé se deram voluntariamente em cooperação a obra do evangelho de Cristo. O evangelho é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crer, porque nele encontramos a historia de Cristo e como ele implantou a nova dispensação.
DESDE O PRIMEIRO DIA. Provavelmente esta seria a segunda viagem missionária de Paulo. E a cidade de Filipos foi na realidade uma porta de entrada para a missão de Paulo e da igreja na Europa. Chegando o apóstolo naquele lugar Deus abril as portas para ele pregar o evangelho tanto aos Judeus que ali residiam como também aos gentios que não conheciam a Deus nem muito menos a Cristo. E logo que a mensagem do evangelho foi sendo recebida no coração daquela gente, que eles foram se tornando cooperadores do ministério missionário de Paulo.
ATÉ AGORA. Não se sabe ao certo quanto tempo Paulo esteve pregando o evangelho naquela cidade e instruindo os novos convertidos a permanecerem dos caminhos de Cristo. Mas, conforme aprendemos na frase anterior os cristãos de Filipos foram bastante bons para com o fundador da igreja de Cristo ali. E não somente isto, mas até mesmo depois que Paulo teve que partir rumo ao centro da Europa, que os cristãos de Filipos lhes davam assistências de uma forma ou de outra.
TENDO POR CERTO ISTO MESMO. Temos a nossa frente uma das belas passagens do nosso testamento em termos de expressão de conforto e segurança para a vida do cristão. Paulo faz uma declaração de convicção sobre o que estava para escrever aos seus leitores. Ele era um homem de fé e que depositava inteiramente suas expectativas sobre o seu Deus. E aquilo que fazia ou falava, assim o fazia por confiar que Deus era com ele e confirmava suas palavras. Isso porque Deus é sempre fiel.
QUE AQUELE QUE EM VÓS COMEÇOU. “Aquele” se refere a Cristo Jesus nosso Senhor, ele que mediante o Espírito Santo faz uma obra perfeita de transformação na vida de qualquer pecador que o recebe como Senhor e Salvador. O pensamento de Paulo estava neste momento voltado para os cuidados que ele sempre demonstrava com os seus filhos e filhas na fé que ele ganhava para o reino de Deus e de Cristo. Ele sabia que Cristo tinha entrado na vida dos que faziam parte da igreja de Cristo em Filipo. Até porque ele foi o seu fundador. Mas foi só o começo.
A BOA OBRA A APERFEIÇOARÁ ATÉ AO DIA DE JESUS CRISTO. Provavelmente esta boa obra a que se refere o escritor, diz respeito à transformação total dos cristãos de Filipos em verdadeiros discípulos de Cristo. Sobre o dia de Jesus Cristo, certamente Paulo está escrevendo sobre o retorno de Cristo para arrebatar a sua igreja.

2 comentários:

  1. Estive aqui, e gostei da leitura.
    Obrigado
    Juliano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Juliano. Se tens algo envie para nós. Teremos o prazer em publicar.

      Excluir